O comércio da cidade serve como parâmetro para aferição desse crescimento: até o gigante Supermercado Varejão .
Isso significa que as atividades socioeconômicas no município foram dinamizadas, resultado natural de mais pessoas morando, circulando e fazendo uso dos espaços públicos.
Seria desejável que a estrutura do trânsito seguisse a tendência de crescimento e modernidade, mas isso ainda
não aconteceu em Bom Jesus.
Sua avenida principal continua a receber a esmagadora maioria do fluxo, da mesma maneira que em meados do século passado, quando o lugar era um pequeno e acanhado distrito e os poucos automóveis existentes, luxo de grã-finos que se deslocavam numa ruela de terra batida.
a disputar com os carros a pista de rolamento, porque
as calçadas ou estão obstruídas ou inexistem.
Outro ponto que congestiona e fica perigoso é na altura da área de lazer, devido ao intenso movimento: trailers, parques
e circos ali instalados atraem grande número de pessoas e
de veículos, tornando difícil o tráfego em mão e contra-mão principalmente nos finais de semana.
No seu programa de governo para a gestão 2005/2008, o
prefeito Ubaldo Martins disse que vai promover uma completa reformulação e modernização do trânsito, e certamente ele transformará a avenida principal em mão única.
E tanto melhor se essa reformulação vier o quanto antes, pois da maneira como está não apenas potencializa o risco de acidentes, mas deixa a desagradável sensação de desordem, de provincianismo na forma pejorativa do termo, ofuscando as outras importantes conquistas públicas e privadas que a população vem gradualmente desfrutando.
Autor: José Henrique Vaillant - Publicado em novembo/2005